Tlf: +351 255 962 360 Chamada para a rede fixa nacional
Horário: Segunda a Sexta-feira: 9:30 - 12:00 | 14:00 - 20:00
Close
Tlf: +351 255 962 360 geral@ostris.pt
Ministério da Saúde anuncia alargamento do projeto-piloto
Novos centros de saúde, de norte a sul do país, vão passar a disponibilizar consultas de saúde oral. Até ao final do ano, o Governo espera ter mais de 50 médicos dentistas integrados nos cuidados de saúde primários

No Dia Mundial da Saúde Oral, assinalado a 20 de março, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde comunicou que mais agrupamentos de centros de saúde (ACES) vão passar a dispor de consultas de medicina dentária.

“Iniciámos, no ano passado, com 13 médicos dentistas em centros de saúde, esperamos que, até final do ano, tenhamos mais de 50 integrados e o objetivo é crescer”, anunciou, Fernando Araújo (consultar discurso – pdf).

“Esta integração de médicos dentistas em unidades do SNS deve ser feita de uma forma equilibrada, sustentável e consistente, de que não haja volta atrás. A integração dos médicos dentistas é para ficar, é para o futuro. O SNS tem de dar uma resposta em termos de saúde oral e certamente que irá dá-la”, acrescentou.

Na sessão solene de comemoração do Dia Mundial da Saúde Oral, que se assinalou ontem, a 20 de março e que este ano que foi dedicada ao projeto-piloto de aquisição de serviços de medicina dentária nos cuidados de saúde primários do SNS, foram apresentados os primeiros resultados que integra, até ao momento, 13 médicos dentistas, que exercem em unidades da Grande Lisboa e Alentejo.

Segundo o Governo, desde julho de 2016, data de arranque do projeto-piloto, já foram realizadas 8.844 consultas de saúde oral e tratados 6.420 doentes.

O procedimento de contratação de serviços de medicina dentária no SNS arrancou a 21 de março de 2017, destinando-se a médicos dentistas e clínicas de medicina dentária. De acordo com o Ministério da Saúde, o acordo quadro de medicina dentária agora publicado permitirá a criação de uma bolsa de profissionais que ficarão disponíveis para contratação.

O prazo de apresentação de propostas é de 45 dias e os interessados deverão consultar a plataforma eletrónica dos SPMS.

Fonte: https://www.omd.pt/noticias/2017/03/dia-saude-oral